Conectar-se

Esqueci minha senha

ultram er classifications

Ter 2 Ago 2011 - 17:45 por Anonymous

Buy Ultram at Next Day Tramadol. Shop our site for Tramadol online and pain medication online.

Comentários: 0

CRONOGRAMAS E RELATÓRIOS
Atenção: a postagem de tópicos de cronogramas e relatórios é apenas uma vez, não coloquem "Relatório de Junho" como nome do tópico porque ele será utilizado no próximo mês (clicando em responder) para postar o relatório de Agosto sem necessidade de criar mais tópicos...
Downloads
Novembro 2017
DomSegTerQuaQuiSexSab
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930  

Calendário Calendário


Relatório do mês de Julho 2009

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Relatório do mês de Julho 2009

Mensagem  Vini Fraga em Seg 27 Jul 2009 - 16:39

Universidade Federal de Mato Grosso
Faculdade de Ciências Médicas
PET Jd. União.

Discentes: Helen Follador Matana
Vinícius Borges Fraga
Preceptor: Dr. Filinto Corrêa Costa

Relatório PET referente ao mês de julho

Este mês contou com a consulta à literatura bem como a sua revisão. Segue abaixo o tema escolhido previamente, porém com uma maior restrição bem como a fonte bibliográfica consultada e estudada durante este período:

1. Escolha do tema:
Incidência de câncer de colo de útero nas mulheres em idade fértil da microárea 03 do PSF Jardim União do município de Cuiabá (MT) durante o período de **/**/09 a **/**/10.

2. Consulta à literatura:
Neste momento tivemos contato com a literatura, ou seja, com os trabalhos que vêm sendo desenvolvidos no tema escolhido por nós já que será fundamental para todas as etapas de realização de nosso projeto.
Após busca em banco de dados no endereço eletrônico da UFMT (periódicos), separamos 07 publicações realizadas entre os anos de 1999 e 2009. Segue abaixo a relação dos mesmos:

1) ROSSI, Paolo Giorgi et al. Epidemiology and costs of cervical cancer screening and cervical dysplasia in Italy. BMC Public Health, 2009; 9:71.

2) CAVALCANTI, Sílvia M.B. et al. Epidemiological Aspects of human Papillomavirus Infection and Cervical Cancer in Brazil. Journal of Infection, (2000) 40, 80-87.

3) OLIVEIRA, Ledy H.S. et al. Human Papillomavirus Status and Cervical abnormalities in women from public and private health care in Rio de Janeiro State, Brazil. Rev. Ins. Med. Trop. S. Paulo, 48(5): 279-285, September-October; 2006.

4) MONTEIRO, Denise Leite Maia et al. Pre-invasive cervical disease and uterine cervical cancer in Brazilian adolescents: prevalence and related factors. Rio de Janeiro, Cad. Saúde Pública, 22(12):2539-2548, dez, 2006.

5) RABELO-SANTOS, S.H. et al. Human Papillomavirus Prevalence among Women with Cervical Intraepithelial Neoplasia III and invasive Cervical Cancer from Goiânia, Brazil. Rio de Janeiro, Mem inst Oswaldo Cruz, Vol. 98(2): 181-184, March 2003.

6) RAMA, Cristina Helena et al. Prevalência do HPV em mulheres rastreadas para o câncer cervical. Rev Saúde Pública 2008;42(1):123:30.

7) JUNIOR, Luís Carlos Machado; DALMASO, Ana Sílvia Whitaker; CARVALHO, Heráclito Barbosa de. Evidence for benefits from treating cervical ectopy: literature review. Sao Paulo Med J. 2008; 126(2): 132-9.


Participamos também da visita realizada na creche do PSF Jardim União com uma equipe multidisciplinar que contou com a participação do nosso preceptor Dr. Filinto, com a enfermeira do nosso posto bem como a Dra. Suzy e a enfermeira do PSF Jd. Florianópolis juntamente com dois acadêmicos de enfermagem e nós, acadêmicos de medicina.
Já na ida (que foi realizada de carro pela longa distância a ser percorrida do PSF Jd. União até a creche e também porque levamos duas caixas contendo materiais de trabalho) pudemos observar as precárias e limitadas condições de saneamento básico do bairro, com esgoto correndo a céu aberto, ruas sem asfalto bem como uma quantidade significativa de lixo no percurso que passamos, evidenciando um déficit educacional da população daquele bairro.
Ao chegarmos foi notável a boa recepção dos funcionários daquela instituição para conosco. Nos instalamos em salas improvisadas para a realização das consultas médicas. Estas se fizeram com uma limitação enorme já que não dispusemos de mesas para realizar o exame cardíaco de forma adequada bem como o exame do abdome. Na pré-consulta as crianças foram pesadas e medidas e na consulta médica focamos nos exames de ectoscopia, aparelho respiratório e cardíaco.
Nos pacientes que atendi, ficou bem evidentes a significativa porcentagem de crianças com adequada higiene bucal. Os aparelhos respiratórios, seguidos pela pele, registraram o maior número de interocorrências. Aquele por obstrução das vias respiratórias altas e este por impetigo e molusco contagioso. As condutas propedêuticas prescritas basicamente foram EPF. As terapêuticas por sua vez foram inalação com soro fisiológico, lavagem das lesões do impetigo com permanganato de potássio e neomicina local para as mesmas.

Este mês também contou com visitas domiciliares a pacientes impossibilitados de comparecer ao PSF Jd. União. O automóvel foi o meio de locomoção utilizado por nós a fim de chegar às residências já que o PSF Jd. União não se localiza neste mesmo bairro, inviabilizando desta forma qualquer outra opção. Neste momento pudemos concluir que o fato de um PSF não se localizar dentro do seu próprio território de abrangência é um grande fator dificultante para que a população usufrua os benefícios fornecidos pelo mesmo.
Chegando ao primeiro domicílio pudemos constatar falta de infra-estrutura básica que um domicílio requer. As condições de saúde da paciente justificaram a necessidade de tal visita. Realizamos anamnese, exame físico e solicitamos conduta propedêutica direcionada para a patologia de base da paciente bem como encaminhamos para o serviço de cardiologia. A segunda paciente se enquadra no mesmo perfil descrito acima incluindo deficiências gritantes em relação a sua higiene.

Além disso, participamos da realização de consultas ambulatoriais de crianças, jovens, adultos e idosos. Aprendemos a importância de analisar o paciente como um todo, ou seja, desde a queixa apresentada em consulta até o ambiente que ele está inserido, buscando através disto explicações para patologias diagnosticadas.

Vini Fraga

Mensagens : 2
Data de inscrição : 04/05/2009

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum