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CRONOGRAMAS E RELATÓRIOS
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UBSF Coxipó II (Enfermagem) - Paula Miranda
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UBSF Coxipó II (Enfermagem) - Paula Miranda
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
FACULDADE DE ENFERMAGEM
PET-PROGRAMA DE EDUCAÇÃO PARA O TRABALHO EM SAÚDE
RELATÓRIO DE ATIVIDADES
FACULDADE DE ENFERMAGEM
PET-PROGRAMA DE EDUCAÇÃO PARA O TRABALHO EM SAÚDE
RELATÓRIO DE ATIVIDADES
Acadêmica: Paula Miranda
Mês de referência: Maio/2009
UBSF: Coxipó II
Enfermeira: Mara Wandebill
Tutora: Profª. Drª. Maria Clara
UBSF: Coxipó II
Enfermeira: Mara Wandebill
Tutora: Profª. Drª. Maria Clara
INTRODUÇÃO
Este documento trata-se de relatório de atividades realizadas por uma acadêmica do 7° semestre de Enfermagem, bolsista no Projeto “PET - Programa de Educação para o Trabalho em Saúde”. Estas atividades foram realizadas, ao longo do mês de março, na UBSF Coxipó II, localizado no bairro Parque Residencial Coxipó, obedecendo à carga horária de 08 (oito) horas semanais.
ATIVIDADES DESENVOLVIDAS
Desempenhei atividades juntamente com a enfermeira, sendo elas: educação em saúde com os idosos cadastrados no HIPERDIA, consultas de enfermagem em adultos, pré-natais, acompanhamento do crescimento e desenvolvimento da criança e do adolescente (CD), coleta de material para realização de exames preventivos de câncer de colo de útero (CCO), visitas domiciliares, aconselhamentos e condutas de enfermagem sempre que necessário.
Com os dois grupos de idosos do HIPERDIA, realizei atividades educativas, cujos temas foram: “Alimentação indicada para hipertensos e diabéticos”, onde foram utilizados cartazes ilustrativos e perguntas que visavam à participação dos usuários. Após, a educação em saúde, fiz a verificação de PA e Glicemia Capilar, assim como a avaliação desses resultados em relação ao mês anterior.
Durante as consultas de Enfermagem, realizei tarefas como: preenchimentos de notificações dos casos de dengue, verificação de pressão arterial, peso, altura, IMC e se suspeita de dengue era feita à prova do laço.
No atendimento às crianças para acompanhamento do crescimento e desenvolvimento, eram verificados: peso, altura, perímetro cefálico, perímetro torácico, conferido a situação vacinal, acompanhamento nutricional e cadastro no programa saúde de ferro se necessário. Na sala de vacinas, fiz o preparo e aplicação de vacinas em crianças.
Em gestantes para o pré-natal, eram feitos todos os procedimentos necessários respeitando o que está preconizado no Manual do Pré-natal e Puerpério, disponibilizado pelo Ministério da Saúde.
Nas coletas de CCO, fiz o procedimento necessário para tal, assim como aconselhamentos para o planejamento familiar, prevenções e tratamento as DST’s, orientações quanto a métodos contraceptivos e auto-exame das mamas.
Nas visitas domiciliares fiz orientações e aconselhamentos a uma puérpera com dificuldades na amamentação, onde a minha conduta foi a de orientação e informação quanto à pega correta e desmistificação de crendices quanto à prática do aleitamento exclusivo, assim como esclarecimentos de dúvidas quanto à amamentação e cuidados com recém-nascido.
Junto com a equipe participei de reuniões para discutirmos a elaboração de estratégias para a realização de atividades dentro da Unidade, como Campanhas de vacinação contra tétano e para uma melhor adesão das mulheres ao CCO. Discutimos ainda sobre questões gerenciais, tais como elaboração de um cronograma para a educação continuada das ACS.
Referente à elaboração do Projeto, me inscrevi como voluntária no Projeto sobre atividades educativas com adolescentes nas escolas públicas de Cuiabá, assim, poderei aplicar as metodologias utilizadas na (s) escola (s) na qual a UBSF abrange. Sendo assim, participei de duas reuniões, onde elaboramos estratégias, materiais a serem utilizados e um cronograma de atividades.
Devido a problemas de saúde, a enfermeira da unidade teve que se ausentar por um período de dez dias, sendo assim, a médica, propôs que, continuássemos (Fernanda e eu) na unidade para auxiliar-lhe passando a sermos, “supervisionadas” e orientadas por ela. Conversando com a equipe, vimos à necessidade de darmos continuidade ao nosso trabalho, e assim fizemos por esse período.
Com os dois grupos de idosos do HIPERDIA, realizei atividades educativas, cujos temas foram: “Alimentação indicada para hipertensos e diabéticos”, onde foram utilizados cartazes ilustrativos e perguntas que visavam à participação dos usuários. Após, a educação em saúde, fiz a verificação de PA e Glicemia Capilar, assim como a avaliação desses resultados em relação ao mês anterior.
Durante as consultas de Enfermagem, realizei tarefas como: preenchimentos de notificações dos casos de dengue, verificação de pressão arterial, peso, altura, IMC e se suspeita de dengue era feita à prova do laço.
No atendimento às crianças para acompanhamento do crescimento e desenvolvimento, eram verificados: peso, altura, perímetro cefálico, perímetro torácico, conferido a situação vacinal, acompanhamento nutricional e cadastro no programa saúde de ferro se necessário. Na sala de vacinas, fiz o preparo e aplicação de vacinas em crianças.
Em gestantes para o pré-natal, eram feitos todos os procedimentos necessários respeitando o que está preconizado no Manual do Pré-natal e Puerpério, disponibilizado pelo Ministério da Saúde.
Nas coletas de CCO, fiz o procedimento necessário para tal, assim como aconselhamentos para o planejamento familiar, prevenções e tratamento as DST’s, orientações quanto a métodos contraceptivos e auto-exame das mamas.
Nas visitas domiciliares fiz orientações e aconselhamentos a uma puérpera com dificuldades na amamentação, onde a minha conduta foi a de orientação e informação quanto à pega correta e desmistificação de crendices quanto à prática do aleitamento exclusivo, assim como esclarecimentos de dúvidas quanto à amamentação e cuidados com recém-nascido.
Junto com a equipe participei de reuniões para discutirmos a elaboração de estratégias para a realização de atividades dentro da Unidade, como Campanhas de vacinação contra tétano e para uma melhor adesão das mulheres ao CCO. Discutimos ainda sobre questões gerenciais, tais como elaboração de um cronograma para a educação continuada das ACS.
Referente à elaboração do Projeto, me inscrevi como voluntária no Projeto sobre atividades educativas com adolescentes nas escolas públicas de Cuiabá, assim, poderei aplicar as metodologias utilizadas na (s) escola (s) na qual a UBSF abrange. Sendo assim, participei de duas reuniões, onde elaboramos estratégias, materiais a serem utilizados e um cronograma de atividades.
Devido a problemas de saúde, a enfermeira da unidade teve que se ausentar por um período de dez dias, sendo assim, a médica, propôs que, continuássemos (Fernanda e eu) na unidade para auxiliar-lhe passando a sermos, “supervisionadas” e orientadas por ela. Conversando com a equipe, vimos à necessidade de darmos continuidade ao nosso trabalho, e assim fizemos por esse período.
CONCLUSÃO
Por ter realizado diversas consultas com crianças, eu obtive uma melhora significativa no meu desempenho no campo de estágio da matéria de Saúde da Criança e do Adolescente, onde as várias experiências no PET me remeteram a uma melhor segurança e maior conhecimento empírico no campo de prática.
Outro ponto positivo foi à oportunidade de realizar procedimentos nas quais há muito tempo não realizava, como o CCO. Isso me oportunizou testar meus conhecimentos e preparo para tal.
Por fim, o fato de estar apenas a “supervisão” da médica, fez com que eu criasse um pouco mais de segurança e independência quanto às tarefas realizadas, pois me via “sozinha” para a solução dos problemas e responsabilidades dadas a uma enfermeira. Isso fez com que eu buscasse novos conhecimentos sobre condutas e o real papel do enfermeiro em uma UBSF.
Outro ponto positivo foi à oportunidade de realizar procedimentos nas quais há muito tempo não realizava, como o CCO. Isso me oportunizou testar meus conhecimentos e preparo para tal.
Por fim, o fato de estar apenas a “supervisão” da médica, fez com que eu criasse um pouco mais de segurança e independência quanto às tarefas realizadas, pois me via “sozinha” para a solução dos problemas e responsabilidades dadas a uma enfermeira. Isso fez com que eu buscasse novos conhecimentos sobre condutas e o real papel do enfermeiro em uma UBSF.
Paula Miranda- Mensagens : 12
Data de inscrição : 11/05/2009
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