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CRONOGRAMAS E RELATÓRIOS
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Relatório e cronograma UBSF Res. Coxipó II - Lilian (setembro)

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Mensagem  Lilian Ortega Ferreira Seg 28 Set 2009 - 12:41

Cronograma PET – Referente ao mês de Setembro
Aluna: Lilian Ortega Ferreira
Enfermeira : Mara Wanderbil
Unidade: PSF – Residencial Coxipó II
Referência: Agosto - Setembro/2009

DATA MANHÃ (7:00 às 11:00 hs) TARDE (13:00 às 17:00 hs)
25/08/2009 Atividades internas, conforme rotina do PSF (consultas de CD)
27/08/2009 Atividades internas, conforme rotina do PSF (CCO)
01/09/2009 Atividades internas, conforme rotina do PSF (Consultas de CD)
04/09/2009 Atividade externa (visita domiciliar)
09/09/2009 Atividades internas, conforme rotina do PSF (Consultas de pré-natal).
11/09/2009 Atividades internas, conforme rotina do PSF (Atendimento à demanda expontânea).
17/09/2009 Atividades internas, conforme rotina da Unidade (coleta de CCO).
18/09/2009 Atividade em Escola, com adolescentes – relacionadas à pesquisa.
24/09/2009 Atividades internas (CCO).

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
FACULDADE DE ENFERMAGEM
PET – PROGRAMA DE EDUCAÇÃO PARA O TRABALHO EM SAÚDE
RELATÓRIO DE ATIVIDADES

Acadêmica: Lilian Ortega Ferreira
Mês de Referência: Setembro/2009
UBSF: Coxipó II
Preceptora: Enfª Mara Wanderbill
Tutora: Profª Drª Maria Clara

O presente documento tem como objetivo relatar as atividades desenvolvidas por uma acadêmica do 8º semestre do curso de Enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso, bolsista do projeto “PET – Programa de Educação para o Trabalho em Saúde”. As atividades foram realizadas durante o mês de setembro na UBSF Coxipó II, localizada no bairro Parque Residencial Coxipó, perfazendo uma carga horária de oito horas semanais.

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

O trabalho realizado na UBSF ocorreu dentro da rotina estabelecida na unidade, de acordo com os programas desenvolvidos pelo Ministério da Saúde para a Atenção Básica, sendo realizadas também visitas domiciliares juntamente com as Agentes Comunitárias de Saúde, bem como atendimento à demanda espontânea e atividades educativas com clientes durante a pré-consulta.
Com o grupo de Hipertensos e Diabéticos foi realizada orientação sobre alimentação e uso correto da medicação,verificação da Pressão Arterial e da Glicemia Capilar, verificação das medidas antropométricas.
No atendimento às crianças trazidas para acompanhamento do Crescimento e Desenvolvimento, foram verificadas as medidas antropométricas, sinais vitais, situação vacinal, acompanhamento nutricional, cadastro no programa saúde de ferro – quando necessário. Exame físico e orientações sobre cuidados com a criança – como alimentação saudável, higiene e prevenção de doenças comuns para a faixa etária – foram realizadas em todas as consultas.
As mulheres que compareceram para coleta de CCO, além da realização da coleta de material, orientações relativas ao exame, procedeu-se o exame das mamas e orientações sobre a realização mensal do auto-exame das mamas e também referentes às queixas apresentadas por elas.
Durante as consultas de Pré-Natal, foram questionados queixas, dúvidas da gestante e fornecidas informações conforme o trimestre gestacional (alimentação, redução dos desconfortos próprios da gravidez, preparo das mamas para aleitamento e importância do aleitamento exclusivo, cuidados com a pele, atenção aos outros filhos e envolvimento do pai e/ou família, tipos de parto, por exemplo). Foi realizado exame físico da gestante, incluindo palpação e mensuração obstétricas e ausculta de BCF.
Nas visitas domiciliares foram atendidas puérperas e RNs, sendo realizados exames físicos em ambos, orientações sobre as mudanças próprias do período, cuidados com o bebê, incentivo ao aleitamento materno exclusivo, além de outros cuidados – de acordo com a necessidade e esclarecimento de dúvidas.
No trabalho realizado com adolescentes em uma escola pública foram abordadas questões referentes à sexualidade/reprodução humana, mudanças do período da adolescência, prevenção de DST’s/AIDS.

CONCLUSÃO

As atividades realizadas durante o período foram de grande valia para aprofundar o conhecimento dos programas de atenção à saúde preconizados pelo Ministério da Saúde para atender as famílias e o papel do enfermeiro no atendimento a este público, bem como algumas de suas atividades gerenciais e a importância das ações educativas.
Além disto, foi possível observar a dinâmica das relações entre a equipe e integrar-me a ela. Pude comprovar a eficácia da busca ativa e do cuidado quanto ao estabelecimento de vínculo com as famílias para um melhor acompanhamento de suas necessidades e confiança destas no serviço oferecido pela unidade.
As práticas também possibilitaram presenciar uma variedade maior de casos clínicos do que as presenciadas por mim, até então, durante a graduação.

Lilian Ortega Ferreira

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Data de inscrição : 14/08/2009

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